Câmara de Arquitetura e Engenharias
Há 15 anos havia 30 modalidades de engenharia e cerca de 55 ênfases, que geravam pouco mais de cem títulos (nomenclaturas da engenharia) no Brasil. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a explosão do ensino superior, chegamos em 2009, com 93 modalidades (com mais de 200 ênfases).
Devido ao grande número de títulos, a SESU criou referenciais curriculares, a fim de organizar as formações em menores quantidades de denominações. As 96 seriam reduzidas a 22 pelo projeto do MEC:
Engenharia Aeronáutica; Engenharia Agrícola; Engenharia de Agrimensura;
Engenharia de Alimentos; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil;
Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação;
Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Florestal;
Engenharia de Fortificação e Construção; Engenharia Mecânica;
Engenharia Mecânica e de Armamento; Engenharia de Materiais;
Engenharia de Minas; Engenharia Metalúrgica; Engenharia Naval;
Engenharia de Pesca; Engenharia de Produção; Engenharia Química;
Engenharia de Telecomunicações.
Entretanto, esse ponto ainda não foi inteiramente resolvido.
Porém, existe uma classificação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que divide as engenharias em 4 subclassificações, todas compostas por mais subdivisões:
Engenharia I: Civil, Sanitária e Transporte;
Engenharia II: Minas, Materiais e Metalúrgica;
Engenharia III: Mecânica, Produção, Naval, Oceânica, e Aeroespacial;
Engenharia IV: Elétrica e Biomédica.
Em 2012 houve mudanças na grade de engenharia elétrica, alunos, que entraram em 2009, com ênfase em eletrônica continuam inseridos no ISEE, além disso, as grades anteriores (2009, 2011 e 2011), não estão mais disponíveis no portal acadêmico. O portal acadêmico é o único meio de visualização da grade pelos universitários da Unifei.
Grade 2012
A grade do primeiro período de 2012 contém as seguintes disciplinas:
- Comunicação e Expressão (BAC002): trabalha com a língua portuguesa e inglesa, explorando os gêneros textuais orais e escritos e também a análise e construção de textos técnicos e acadêmicos.
- Metodologia Cientifica (FIS101): estuda os conceitos básicos envolvendo algarismos significativos e suas operações. Incerteza de medição, valor médio e desvio padrão, além do tratamento estatístico da teoria de erros.
- Química I (QUI001): apresenta a história da Química. Assuntos como, Química Quântica, Reações de Equilíbrio e Fundamentos da Química Orgânica estão presentes nesta disciplina.
- Geometria Analítica e Álgebra Linear (MAT011): estudo de vetores, planos e retas, cônicas e quádricas além de, matrizes e equações lineares.
- Cálculo I (MAT001): Estão presentes nesta disciplina as funções, limite, derivada e integral.
- Introdução à Engenharia (EEL101): apresenta o curso de engenharia mostrando a evolução, comunicação cientifica e tecnológica no meio profissional.
- Segurança no Trabalho (EEL049): introduz a segurança, mostrando os equipamentos necessários para proteção individual e coletiva envolvendo eletricidade. Trabalha com as normas técnicas NBR da ABNT.
A grade do segundo período de 2012 contém as seguintes disciplinas:
- Fundamentos de Programação (CCO013): estudamos tópicos como: Tipos de Dados e Algoritmos, Organização de Programas, Programação Top Down, Programação Estruturada. Introdução à linguagem de Programação, Funções. Arranjos Unidimensionais e Multidimensionais, Estruturas Heterogêneas de Dados, Apontadores Memória Dinâmica, Arquivos, Sequenciais e Aleatórios, Gráficos e Estudo de Caso.
- Desenho Técnico Básico (DES201): introdução as normas básicas para se fazer um desenho desse tipo. Entre os tópicos que são abordados no curso estão: Normas gerais do desenho técnico, Desenho geométrico, Desenho de Projeções, Normas para projeções ortogonais no primeiro e terceiro diedro, Normas para cotagem, Representação de cortes e secções de peças, Desenho em perspectiva, Desenvolvimento de Sólidos Geométricos.
- Introdução à Análise de Circuitos (EE203): estudamos de forma mais detalhada o que já vimos no Ensino Médio a fim de aprendermos a analisar circuitos elétricos. Os tópicos que vemos nessa matéria são: Conceitos preliminares, Corrente, tensão, potência e energia, Elementos de circuitos, Leis de Kirchhoff, Circuitos Resistivos, Topologia de redes, Método Nodal, Método dos laços, Circuitos com capacitância ou indutância.
- Física 1 (FIS204): abordamos tópicos como: Movimento unidimensional, Movimento bidimensional, Leis de Newton, Trabalho e energia mecânica, Conservação do momento linear, Colisões. Rotações e momento angular, Dinâmica de corpos rígidos.
- Cálculo II (MAT002): tem como pré-requisito o cálculo 1 estudamos tópicos como: Sequência e séries, Séries de potências, Séries de Taylor, Abertos no Rn, Função de uma variável real a valores em Rn, Curvas, Funções reais de varias variáveis reais a valores reais, Derivadas Parciais, Diferenciabilidade, Gradiente e sua interpretação geométrica, Máximos e mínimos.
- Equações Diferenciais I (MAT021): abordando os seguintes tópicos: Equações diferenciais de ordem um, Equações diferenciais lineares de ordem dois, Equações diferenciais lineares de ordem mais alta, Solução em série para equações lineares de segunda ordem, Sistemas de equações diferenciais lineares de ordem um.
A grade do terceiro período de 2012 contém as seguintes disciplinas:
- Eletrotécnica Geral I (EEL050): estudamos os seguintes tópicos: Conceitos básicos, Componentes e equipamentos elétricos e eletrônicos, Circuitos resistivos lineares, Circuitos não lineares, Teoria dos circuitos em regime permanente senoidal, Potência e energia.
- Cálculo III (MAT003): são abordados os seguintes tópicos: Funções de Varias Variáveis Reais a Valores Vetoriais, Campos vetoriais, Rotacional, divergente e laplaciano, Integrais duplas e triplas, Integrais de Linha, Campos conservativos, Integrais de superfície, Fluxo de um campo vetorial, Teorema de Green no plano, Teorema de Stokes, Teorema da divergência de Gauss.
- Equações Diferenciais II (MAT022): estudamos os seguintes tópicos: Transformada de Laplace, Equações diferenciais não-lineares e estabilidade, Equações diferenciais parciais e séries de Fourier, Teoria de Sturm-Liouville.
- Física Geral III (FIS403): estudamos Revisão de cálculo vetorial, O campo eletrostático, O potencial eletrostático, Capacitores e dielétricos, Corrente e resistência elétrica, O campo magnetostático, Lei de Ampére, Indução Eletromagnética, Campos elétricos e magnéticos variáveis no tempo.
- Eletrônica Analógica I (ELT055): estudamos Semicondutores: Intrínsecos e Extrínsecos, Material P e N, Diodo semicondutor, Circuitos retificadores, circuitos com diodos, Transistor Bipolar de Junção: Funcionamento, Operação CC e CA. Transistor de Efeito de Campo: Funcionamento, Operação CC e CA.
- Probabilidade e Estatística (MAT013): aprendemos sobre: Noções básicas de probabilidade, Variáveis aleatórias, Distribuições de probabilidade, Teoremas limite. Introdução à estatística, Descrição, exploração e comparação de dados, Estimativas e tamanhos de amostras, Teste de hipóteses.
A grade do quarto período de 2012 contém as seguintes disciplinas:
- Eletromagnetismo (FIS506): fornecer aos alunos bases para analisar o comportamento da onda eletromagnética em ambientes abertos e em meios confinados. Esta disciplina serve para outros temas da engenharia elétrica, como a transmissão e distribuição de energia elétrica e sistemas de telecomunicações.
- Eletrônica Analógica II (ELT056): fornece conceitos necessários para a análise e projeto de circuitos eletrônicos que utilizam dispositivos semicondutores.
- Fenômenos de Transporte (EME205): aplica conceitos básicos da termodinâmica, como: calor, trabalho, 1ª e a 2ª lei. Ciclo de Carnot, de Rankie (turbina a vapor), de Bryanton-Joule (turbina à gás). Máquinas térmicas escoamentos laminar e turbulento e determinação da perda de cargas.
- Mecânica dos Sólidos (EME 311): sistemas de forças. Estática dos corpos rígidos. Estruturas, como treliças e máquinas. Centros de gravidade. Momento estático de áreas. Momentos e produtos de inércia esforços em vigas e cabos. Atrito.
- Cálculo Numérico (MAT012): conceitos princípios gerais em cálculo numérico. Raízes de equações. Sistemas e equações lineares. Interpolação e aproximação de funções em uma variável real. Ambientes computacionais avançados.
- Instrumentação (EEL602): sensores. Transdutores. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Tratamento de sinais.
A grade do quinto período de 2012 contém as seguintes disciplinas:
– Modelagem e análise de sistemas dinâmicos (EEL503): equações dinâmicas de sistemas de engenharia. Representação e modelos: equações diferenciais; funções de transferência; variáveis de estado. Características dinâmicas. Respostas a entradas degrau, rampa, etc. Estabilidade. Introdução a identificação de sistemas. Simulações
através de computadores. Softwares de simulação.
- Medidas (EEL502): medidores e registradores de painel. Medidas de resistência, capacitância, indutância, potência, energia e demanda.
- Conversão Eletromecânica de Energia I (EEL508): fundamentos de conversão eletromecânica. Transformadores. Máquinas assíncronas.
- Ciências Humanas e Sociais (SOC002):
O conhecimento das Ciências Humanas e seus Fundamentos. As dimensões do humano e a construção de si. O indivíduo no social (ética); processos e institucionalizações. Cultura e trabalho.
- Eletrônica Digital I (ELT301): álgebra de Boole: postulados e teoremas. Circuitos lógicos básicos. Introdução a famílias lógicas. Projetos de circuitos combinacionais e sequenciais. Sistema de numeração e códigos numéricos. Dispositivos de memória: flip-flop. Memórias Semicondutoras. Laboratório.
- Dinâmica dos Sólidos I (EME402): Sistemas de pontos materiais. Cinemática dos corpos rígidos. Dinâmica do movimento plano de corpos rígidos. Energia cinética dos corpos rígidos no movimento plano. Noções de dinâmica em três dimensões.
- Física Geral IV (FIS505): oscilador harmônico. Oscilações amortecidas e forçadas. Ondas mecânicas. Ondas sonoras. Ondas eletromagnéticas. Óptica geométrica. Óptica física. Relatividade restrita. Física quântica.
A grade do sexto período de 2012 contém as seguintes disciplinas:
– Sistemas de Controles (EEL054): tem por objetivo apresentar controladores básicos tipo proporcional, integral, derivativo (PID), avanço e atraso de fase. Controle em malha fechada. Critério de estabilidade Enyquist. Margem de fase e margem de ganho. Relações entre domínio da frequência e respostas no tempo. Compensação de sistemas de controle por métodos de respostas em frequência.
- Transitórios (EEL052): funções singulares. Solução de equações diferenciais com funcões forçantes singulares e/ ou causais. Análise de circuitos elétricos lineares e invariantes com o tempo, a parâmetros concentrados: método clássico, operacional e numérico. Programas de simulação de circuito elétricos.
- Eletrônica de Potência I (EEL702): Semicondutores de potência. Conversores não- controlados. Conversores controlados. Ponte trifásica como inversor dual. Chopper. Harmônicos e consumo de potência reativa. Circuitos de disparo. Laboratório.
- Ciências do Ambiente (EAM002): fundamentos de ecologia. Poluição ambiental: água, ar, solo. Tecnologias de controle de poluição. Gestão ambiental. Legislação ambiental. Avaliação de impactos ambientais.
A grade do sétimo período de 2012 contém as seguintes disciplinas:
- Eletrônica de Potência I (EEL702): semicondutores de potência. Conversores não controlados e controlados. Pontes trifásicas como inversor dual. Chopper harmônicos e consumo de potência reativa. Circuitos de disparos. Laboratórios.
- Ciências do Ambiente (EAM002): fundamentos de ecologia. Poluição ambiental: água, ar, solo. Tecnologias de controle de poluição. Gestão ambiental. Legislação ambiental. Avaliação de impactos ambientais.
- Automação de Sistemas (ECA703): Conceitos básicos de processos. Controladores lógicos programáveis - CLP's: estruturas, linguagens de programação, aplicações, especificação. Sistemas supervisórios.
- Sistemas de Controle Digital (ECA704): especificação de desempenho para projeto. Sistemas de dados amostrados. Projeto de controle digital usando técnicas de transformada e "Pole-Placement". Modelagem e simulação de processos para projeto de controle. Estudo detalhado de um exemplo de aplicação.
- Análise de sistemas de energia elétrica I (EEL701): métodos dos componentes simétricos: potência e componentes sequenciais e análises de desequilíbrios. Capacidade de curto circuito. Análises de sistemas desequilibrados. Aterramento do neutro.
- Engenharia Econômica (EPR003): matemática financeira. Critérios para análises de investimentos. Depreciação e imposto de renda. Financiamentos. Análise de sensibilidade. Projeto de viabilidade econômica.
- Qualidade da Energia Elétrica (EEK704): Conceitos gerais de QEE e novas definições de potência. Harmônicos. Desequilíbrios. Variações de tensão de curta duração. Flutuações de tensão. Flicker.
A grade do oitavo período de 2012 contém as seguintes disciplinas:
- Transmissão de Energia Elétrica (EEL703): transporte de energia e as linhas de transmissão. Características físicas das linhas. Equacionamento técnico econômico das linhas. teoria da transmissão da energia elétrica. Impedância e capacitância das linhas. Condutância de dispersão. Tópicos especiais em linhas.
- Análise de Sistemas de Energia Elétrica II (EEL801): O cálculo de faltas em sistemas de grande porte. equações fundamentais da análise de sistemas de potência em regime permanente. Análise Nodalm a matriz de Amitância nodal, admitâncias mútuas a matriz yn, propriedades desta matriz, eliminação de nós e esparsidade da mesma. Análise de fluxo de potência: suposições e aproximações, formulação matemática do problema, métodos interativos de solução, fluxo DC e método do desacoplado rápido. Equivalentes e análise de contingências.
- Proteção de sistemas elétricos (EEL804): filosofia da proteção. Funções e relés de proteção. Proteção dos elementos de um sistema elétrico. Coordenação gráfica e seletividade. Proteção numérico.
- Condicionamento de energia Elétrica (EEL805):
Compensação de potências não-ativas (harmônica, de desequilíbrio, etc.) filtros passivos. Compensadores estáticos. Filtros ativos. Condicionadores universais de energia.
A grade do nono período de 2012 contém as seguintes disciplinas:
- Subestação (EEL912): é o segmento de um sistema elétrico de potência, responsável pela interconexão entre linha(s) de transmissão, redes de distribuição, transformador e os pontos de utilização, localizada em uma área territorial pré-determinada e composta por um conjunto de instalações e equipamentos com funções específicas, que são concebidos de forma a proporcionar a utilização da energia elétrica com a máxima confiabilidade e segurança.
- Acionamentos elétricos: o acionamento elétrico tem como objetivos principais, fornecer os conhecimentos básicos necessários para os projetos de circuitos elétricos para o acionamento de máquinas elétricas. Conhecer e dimensionar os principais dispositivos de comando e proteção utilizados nos circuitos de comandos elétricos. Ler e interpretar os circuitos de comandos elétricos de máquinas elétricas e conhecer os principais métodos eletrônicos de acionamento de máquinas elétricas.
- Distribuição de energia elétrica (EEL809): o sistema de distribuição de energia é aquele que se confunde com a própria topografia das cidades, ramificado ao longo de ruas e avenidas para conectar fisicamente o sistema de transmissão, ou mesmo unidades geradoras de médio e pequeno porte, aos consumidores finais da energia elétrica. Assim como ocorre com o sistema de transmissão, a distribuição é também composta por fios condutores, transformadores e equipamentos diversos de medição, controle e proteção das redes elétricas. Todavia, de forma bastante distinta do sistema de transmissão, o sistema de distribuição é muito mais extenso e ramificado, pois deve chegar aos domicílios e endereços de todos os seus consumidores.
- Organização industrial e administração (EPR002): a gestão de pessoas tem caráter fundamental dentro de uma empresa. Essa tem por objetivo atrair, encontrar e manter o pessoal necessário através de vários métodos como, o processo de seleção que seleciona a pessoa ideal para o tipo de função desejada, treinamento e desenvolvimento que consiste no aprimoramento de técnicas utilizadas na empresa, avaliação de desempenho que são informações sobre o decorrer do trabalho, entre outras.
A grade do optativa contém as seguintes disciplinas:
- Confiabilidade de Sistemas Elétricos (EEL055): são estudados os seguintes tópicos: Modelagem e avaliação de sistemas simples e complexos, Modelo para componentes não-reparáveis, Modelo para componentes reparáveis, Técnicas de frequência e duração, Confiabilidade de sistemas de geração.
- Instalações Elétricas Industriais (EEL905): são abordados os seguintes tópicos: Metodologia de projeto de Instalações Industriais, Cálculo de cargas Industriais, Revisão dos métodos de cálculo de curto-circuito e componentes simétricos, Padronização de tensões, Dimensionamento de circuitos e cálculo de quedas de tensão, Especificação de : barramentos, disjuntores, fusíveis, TCs, TPs, etc. Especificação do sistema de proteção, Aspectos de coordenação e seletividade, Definição do sistema de correção do fator de potência, Exemplo de aplicação típica em instalações elétricas industriais.
- Tópicos Especiais em Sistemas Elétricos de Potência III (TES903): são estudados os seguintes temas: Modernos Centros de Supervisão em Tempo Real, Estimação de Estados em Sistemas de Potência, Processamento de Medidas com Erros Grosseiros, Análise de Observabilidade de Redes Elétricas, Robustecimento de Estimadores de Estados de Mínimos Quadrados Ponderados, Simulação Computacional Aplicada a Sistemas – Testes e Sistemas Realísticos de Grande Porte.
Principais órgãos da Unifei
Segue a lista dos principais órgãos da UNIFEI: CONSUNI e CEPEAd, Reitoria, Pró-Reitorias (Administração, Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Planejamento), PCU, ACI e DSI, Unidades Acadêmicas (ISEE, IESTI, IEM, IRN, IEPG, IFQ, IMC).
As unidades que abrigam os cursos ofertados são: ISEE => Engenharia Elétrica, Diretoria/ Secretaria/ Conselho/ Assembleia/ Colegiado da EE, Coordenador da Graduação EE/ Coordenador da Pós-Graduação em EE/ Coordenador de Pesquisa/ Coordenador de Extensão/ Representante dos Laboratórios, Labs e gepes: Didáticos/ GESIS/ EXCEN/ GQEE=> CERIn/ LAT/ LEPCH/ L-TET.
Comments