No dia 14/06/18 fora apresentado para os calouros do curso de Eng. Elétrica da Unifei, uma palestra administrada pela dra. Adriana Schalkwijk referente à toxicologia visto no campo da engenharia.
Primeiramente, é necessário entendermos o significado de toxicologia. A toxicologia é uma vertente da medicina que estuda os efeitos de substâncias tóxicas, e geram diagnósticos e tratamentos para tais intoxicações. Como demonstrado pela palestrante, as toxinas estão presentes diariamente. Assim como, a tecnologia trouxe diversos benefícios à humanidade, junto dela trouxemos também prejuízos. Um bom exemplo disso e muito fácil de notar é em relação ao automóvel. Há alguns anos atrás a sociedade nunca pensaria que existiriam tais meios de locomoção atual. Antigamente, os transportes eram realizados por animais, porém no início dos anos de 1900, a invenção de Henry Ford trouxe a modernidade para a população, com o surgimento dos automóveis. Atualmente, vemos que tal meio é muito difundido por todo o mundo, e já temos locais onde há um número exacerbado de tal produto. Para sua utilização, é necessária a queima dos combustíveis, muito prejudicial à saúde humana, causando desde simples problemas de tosse, asma até algo mais grave, relacionado, por exemplo, ao pulmão.
Com o aumento contínuo de toda essa toxicidade, a humanidade tem pensado cada vez mais em como começar a diminuir consideravelmente toda a poluição que tem causado ultimamente, tentando melhorar a situação para as gerações futuras. Um exemplo disso sobre o que foi mencionado acima é a utilização, em alguns países, de um exaustor especial em carros a fim de diminuir a quantidade de poluentes liberados pelos carros.
Outra ideia importante de se pensar é em relação à renovação de nossas tecnologias, tanto as coisas pequenas, como celulares, até coisas enormes, como pontes e viadutos, que liberam grande quantidade de toxinas pelos objetos utilizados em sua construção. Logo, nós como gerações futuras devemos estar cada vez mais em desenvolvimento a fim de gerar tecnologias mais sustentáveis, que possam ajudar sem prejudicar, conseguindo assim fechar nosso ciclo tecnológico.
Comentarios