top of page

Projeto

Buscar

Professor Marangon - Resumo da palestra dia 17/05/18

Atualizado: 19 de jun. de 2018


O professor Marangon iniciou sua palestra comentando sobre alguns marcos importantes da história da energia elétrica. Primeiramente ele nos contou sobre a invenção da lâmpada, no ano de 1879. Em média, no ano de 1910, a energia elétrica passou a ser muito importante no Brasil. O mercado desta invenção revolucionária estava sobre o domínio de empresas privadas. No entanto, o setor elétrico, após a crise de 1929, passa a se tornar pertencente ao Estado. O mercado da energia elétrica começa a se estatizar. No Brasil, isso fica mais frequente em 1950. Já em 1997 houve o que foi chamado de reestruturação do setor elétrico. Até 2015, em que a Revolução Tecnológica começou a ocorrer no país.


Na época em que o domínio do Estado pelo setor, a estruturação pré 1997 era feita da seguinte maneira: o país, mais especificamente o Grupo Eletrobrás, era responsável pela geração e pela transmissão da energia elétrica. Enquanto isso, era que inclinação estadual, o controle pela distribuição de tal energia.


- A geração da energia elétrica, juntamente com seu comércio, formam o Mercado de Energia Elétrica.

- O seu transporte e sua distribuição formam um monopólio natural, já que a competição pela implementação de linhas de transmissão, por exemplo, fica inviável, financeira e ecologicamente. Há então um processo de regulação de tarifas.

MERCADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Este é basicamente fundamentado por duas leis muito específicas:

- Lei de Acesso;

- Lei da Tarifa Regulada: para que esse mercado, de fato, funcione.

Há também, nesse negócio, dos tipos de mercados:

- Mercado Regulado (ACR), onde se tem um consumidor regulado, com carga menor ou igual a 3MW.

- Mercado Livre (ACL), onde grandes consumidores, aqueles que possuem carga maior que 3MW, não tem restrição de quem comprar sua energia.


No momento atual da história, o mercado pode ser comparado a um atacado. Entretanto, no futuro, há propostas de diminuição dessas cargas. Dessa forma o mercado passaria a ser mais varejista.

ONS: ORGÃO NACIONAL DE SISTEMAS

É responsável por regular a transmissão da energia elétrica.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page