O texto trata sobre uma palestra ministrada pelo professor em 1944. No início da obra, o professor ressalta uma passagem do livro “War and Peace” de Tolstoi. Nessa passagem, o segundo tenente Boris Dubretskoi descobre a existência no exército de dois sistemas de hierarquias: um constante e presente nos livros, em que há sempre uma hierarquia entre generais, coronéis, capitães e as demais patentes, e um, em especial, em que não possui essa organização com oficiais e regras, em que nunca se é formalmente admitido por alguém, mas descobre-se gradativamente que ele existe e que se está fora desse sistema; e depois, talvez, dentro.
Partindo desse princípio, o professor descreve esses grupos como sendo, chamadas por quem está dentro de apenas “nós” e por que está de fora delas por “Aquela gangue “ ou os “Inner Rings”.
Nesses grupos, é difícil reconhecer quem está fora e quem está dentro, pois não existem expulsões ou admissões formais, mas, segundo ele, em certos períodos da vida de todos os homens, um dos elementos mais dominantes é o desejo de adentrar em um desses grupos e o terror de estar fora deles.
A questão no entanto, é o que potencialmente pode-se fazer ou dizer para ser aceito em um desses grupos. Além disso, o professor salienta que esse desejo de estar em um grupo pode, inclusive, afetar as relações no trabalho, igreja e na comunidade.
Se você entrar em um desses grupos, o sentimento de realização de estar dentro não durará por muito tempo. Como o professor diz, enquanto se deseja entrar em um desses grupos, nunca se alcançará as demais vontades. Se você alcançar o sucesso, não terá nada além dele, até que consiga superar o medo de estar fora do grupo.
Para impedir que esses atos sejam cometidos, o professor aconselha a não fazer parte desses tais grupos. Desse modo, você não terá a fama ou fortuna de quem está dentro, mas o respeito e o reconhecimento dos que estão de fora.
Comments