Usina Termoelétrica
- Equipe Heat
- 29 de mar. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2018
A energia termoelétrica consiste na geração de energia elétrica a partir da queima de bagaços de cana de açúcar, madeira, óleo combustível, diesel, urânio enriquecido, carvão e gás natural, enfim, pela queima de algum tipo de combustível renovável ou não. Atualmente, este tipo de energia corresponde a 70% da produção mundial de eletricidade comercial.
Em comparação com usinas hidrelétricas, as termoelétricas são mais rápidas de construírem, podendo assim, suprir carências de energia mais rapidamente. Além disso, podem ser instaladas próximos à regiões de consumo, reduzindo o custo da implementação de torres e de linhas de transmissão. Estas são alternativas para países que não possuem outros tipos de fontes de energia.
Com a queima de combustíveis fósseis, para geração energética, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera, como por exemplo, dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), gases contribuintes para o efeito estufa e, consequentemente,para o aumento do aquecimento global. Portanto, este tipo de energia é altamente prejudicial ao meio ambiente.
Como funciona uma usina termoelétrica
Ela funciona através da queima de um combustível, em que se aquece um reservatório com água. O vapor d’água é transportado para pás de uma ou mais turbinas, provocando a rotação das mesmas. Um gerador, acoplado no eixo da turbina, é ativado, ocasionando a geração de uma corrente elétrica e, posteriormente, eletricidade. Há um transformador ligado ao gerador, o qual controla os valores da corrente elétrica, possibilitando a distribuição com o mínimo de perdas possíveis. Ao final do processo, o vapor d’água é condensado em um refrigerador e a água líquida é retornada para o reservatório inicial, iniciando o ciclo novamente.

Comments